Manuel Caldeira nasceu em Oeiras em 1979, estudou Pintura na Byam Shaw School of Art, Londres e no Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação Visual onde terminou, em 2006, o Curso Avançado de Artes Plásticas.
Participou no curso de Artes Visuais do programa Criatividade e Criação Artística da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 2015 foi seleccionado para o Prémio EDP Novos Artistas e Prémio Amadeo de Souza Cardoso.
Das exposições que integrou destacam-se Red as Scarlet White as Snow , na Giefarte e Si Sol Flat no Ar.Co de Xabregas em 2019 ; Vapor2 em Rockaway Beach NY; Spettacolo na Galeria João Esteves de Oliveiras, 2017; Prémio EDP Novos Artistas no Museu da Electricidade em 2015; Mostyn 20 Agora, na Mostyn Gallery, Wales; Araruta (colaboração com Ana Jotta) na Galeria João Esteves de Oliveira ; Antes que me lembre na Fundação Carmona e Costa em 2012).
O seu trabalho encontra-se representado em diversas colecções: Ar.Co-Centro de Comunicação Visual, Fundação Carmona e Costa, Vieira de Almeida, CAC - Centro de Arte Contemporâneo de Málaga, Luciano Bennetton , Ribeiro Figueiredo.
Vive e trabalha em Lisboa.