Inauguração: 31 Março, 2022, 18h - 21h30.
Exposição: 01 – 30 Abril, 2022
A galeria Rui Freire – Fine Art, Lisboa, tem o gosto de anunciar a exposição DOBRA, primeira exposição individual de Pedro Quintas na galeria. A exposição apresenta uma seleção de pinturas realizadas em grande parte durante o período de confinamento.
Nos seus trabalhos mais recentes em pintura Pedro Quintas explora as formas decorrentes das possibilidades formais de dobras efetuadas sobre uma superfície plana.
Neste grupo de pinturas, cujo tema é, em última análise, o processo da sua criação, o artista activa um jogo composicional de colocação, remoção e justaposição de elementos que comunicam uns com as outros. Pedro Quintas aproxima-se de cada tela impondo regras que vão sendo ajustadas à medida que o trabalho avança. Intuitivamente entrelaça as formas, por camadas, criando composições que obedecem a uma lógica interna, evidenciada pelas irregularidades e costuras das camadas subjacentes. A utilização cuidada da cor vem reforçar esta mise-en-scène pictórica.
Esta organização dinâmica obedece a um conjunto autodeterminado e evolutivo de parâmetros. As formas e figuras resultantes revelam uma tensão entre o seu estatuto de imagens fixas e o seu aparente potencial de movimento, abrindo possibilidades formais que o espectador pode desvendar e que resultam da deslocação das dobras.
Pedro Quintas nasce em Lisboa em 1972. Conclui os estudos em Artes Plásticas em 2001, no Ar.Co. - Centro de Arte e Comunicação Visual, em Lisboa. Desde essa data que expõe regularmente, individual e coletivamente trabalhos em pintura, desenho e fotografia.
O seu trabalho está incluído em coleções como a Coleção AR.CO Lisboa; António Cachola / Coleção MACE, Elvas; Coleção do Museu Berardo, Lisboa; Coleção MAAT / Fundação EDP, Lisboa; Coleção da Fundação PLMJ, Lisboa; bem como em várias coleções privadas nacionais e internacionais.